O Que Fazer para Manter o Equilíbrio e Serenidade na Escola?

O Que Fazer para Manter o Equilíbrio e Serenidade na Escola Criando um Espaço Saudável para as Aprendizagens?

Resgatar o estado de tranquilidade é um passo essencial para o bom  desempenho na escola e na vida.

Para favorecer o equilíbrio do corpo, criando um ambiente interno favorável é possível estimular algumas funções cerebrais com técnicas de relaxamento, respiração, visualização criativa, etc… Assim despertamos harmonia no organismo que facilita a reorganização das emoções e do bem estar.

Somos seres integrais, o físico, mental, intelectual e emocional estão interligados. Se um destes aspectos não funciona bem interfere no outro gerando um estado geral de desequilíbrio. Muitas vezes estas crianças chegam aos consultórios médicos, são submetidas ao uso indiscriminado de medicação e diagnósticos precipitados que tentam “justificar” o comportamento e as dificuldades escolares.

A Pedagogia Quântica nos mostra que podemos ensinar estas crianças a ativar os seus recursos naturais para o controle e gerenciamento das emoções. Despertar neste aluno a capacidade de se auto observar, de assumir o controle dos seus impulsos. Usar ferramentas internas que despertem a habilidade de pensar sobre o pensar (metacognição), e ainda habilidade de pensar sobre o sentir.

A Pedagogia Quântica é o pano de fundo para a harmonização das aprendizagens.  Seu objetivo maior é despertar o observador consciente dos seus processos cognitivos, sensoriais, sensitivos, tanto no aluno como no professor. Esta habilidade de autogerenciamento possibilita a construção do estado de bem estar bem como a estimulação das funções executivas responsáveis pelos processos de flexibilidade mental, criatividade, planejamento, antecipação, controle inibitório, etc…

Isso pode ser feito a partir de atividades como a meditação, yoga, taichi, técnicas respiratórias, visualização criativa, estimiulação de idéias positivas, empoderamento pessoal, entre outras.

Enfim, a Pedagogia Quântica nos diz como despertar no aluno o autocontrole das suas emoções e impulsos, criando conscientemente sua realidade.

4 Comentários
  1. Fabio Thomaz 2 anos atrás

    Sou músico e professor de música. Leio e assisto palestras sobre Física Quântica há 02 anos e dou aula num orfanato para meninas de 07 a 14 anos no Rio de Janeiro. Esta prática da Pedagogia Quântica será muito útil para que tenhamos melhores resultados no ensino-aprendizagem, uma vez que as dificuldades de fundo afetivo e emocional, traumas e bloqueios são enormes para o desenvolvimento cognitivo e musical nestas crianças que tenho como alunas de música. Eu vinha pensando nesta possibilidade de implementar a Física Quântica nas aulas e eis que surge este Projeto de Pedagogia Quântica tão bem elaborado. Quero estar sempre atualizado. Grato pela iniciativa , Fabio Thomaz.

    • Autor
      Andrea Wolney 1 ano atrás

      Olá Fabio, que bom contar com pessoas como você, aberto a novas possibilidades. Trabalhar com música com as crianças já é algo potencialmente transformador. Levar os princípios quânticos para a escola é contribuir com a construção de um mundo muito melhor! Gratidão!

  2. Elaine 11 meses atrás

    Olá Andrea, sou professora de uma turma de maternal. As crianças são muito agitadas e tenho tido dificuldades para conduzir as atividades.
    A pedagogia quântica pode ser usada para essa faixa etária, de 3 a 4 anos?

    • Autor
      Andrea Wolney 11 meses atrás

      Olá Elaine, com certeza sim, lógico que de forma lúdica, brincando. Tenho uma colega que atua com as crianças menores e foi a primeira escola a implantar a Pedagogia Quântica. Ela tem ótimas dicas para esta faixa etária. Você pode entrar em contato com ela enviando uma mensagem através do facebook da escola: https://www.facebook.com/SitioEscolaEvolucao/

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Todos os direitos reservados para Pedagogia Quântica.

Desenvolvido por BSB Connect.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?