Como lidar com crianças indisciplinadas?

Como lidar com crianças indisciplinadas? Esse é o questionamento de 99,9% dos professores, dos pais, dos adultos de modo geral em relação às crianças.

É uma resposta complexa e ao mesmo tempo simples. Complexa porque não é uma receita única que vai funcionar como uma cartilha para todos os casos, e simples porque não precisamos de recursos sofisticados ou teorias complexas para lidar com a situação, mas de sensibilidade e percepção.

A física quântica nos diz que somos seres de energia e que aquilo que pensamos e sentimos cria um campo vibracional que atua no ambiente. Emitimos ondas eletromagnéticas que afetam o ambiente e as outras pessoas, estas ondas são formadas a partir do que pensamos e sentimos. Se o meu ambiente interno está harmônico o meu ambiente externo também se harmoniza.

Vamos entender melhor como isto funciona. Ao entrar em sala de aula o professor leva consigo o seu sistema familiar e o seu sistema crenças pessoais e o aluno também. Quando o comportamento do aluno desestabiliza completamente o professor, isto revela algo que atua interna e profundamente nos dois e se estende pelo campo vibracional de ambos gerando o conflito.

Para que esta relação se harmonize, esta dor interna precisa ser reconhecida, olhada com respeito e amor. E este movimento inicia-se com o professor. Antes de exigir que o aluno mude a sua forma de ser, antes de querer impor um padrão comportamental ideal para a criança, ele precisa olhar e reconhecer o que está agindo internamente nele mesmo, professor. Não mudamos o outro, o nosso único e exclusivo poder é a capacidade de mudarmos a nós mesmos. Se você ainda não consegue compreender isto com muita clareza, experimente a seguinte dica:

Quando o aluno estiver com um comportamento inadequado antes de atuar externamente, atue internamente. Olhe a criança nos olhos, com respeito a tudo que ela representa, a todos os conceitos e convicções que ela traz, a todo histórico pessoal e familiar e, afirme internamente, no seu coração: “eu olho e respeito a sua dor”, ou “eu olho para onde olha o seu amor”, e ainda mais: “Eu sou ‘apenas’ sua professora, estou disponível para te ensinar”. Assim você está entregando a ela o que é dela sem tomar para si o que ela carrega. Colocando-se no seu lugar. Quando essas afirmações são feitas com coerência e verdade, atuam energeticamente alteram o campo vibracional em que ambos estão inseridos. Mas não basta dizer por dizer, tem que dizer sentindo e vivenciando internamente cada palavra, afinal os nossos sentimentos atuam bem antes das palavras ditas. Apenas num estado de verdade absoluta a mágica se realiza. Experimente…

Faça este trabalho interno também quando estiver sozinho. Busque reconhecer o que te movimenta, as suas próprias dores, olhe para elas sem culpa, apenas aceite com respeito ao que te conduz e faça uma reverência interna à sua história de vida e a tudo que te levou a estar onde você está hoje. Agradeça e se alegre com você. Quando nos harmonizamos a tendência é que as situações externas passam a ter menos impacto negativo e assim conseguimos enxergar com mais clareza a melhor forma de agir.

O autoconhecimento tanto do professor como do aluno é a melhor alternativa para prevenção de conflitos tanto no ambiente escolar, como na família, enfim em todas as nossas relações. Sou capaz de me relacionar de forma saudável com o outro se posso ter essa relação amorosa e equilibrada comigo mesmo.

As crianças estão a serviço, a serviço de algo interno que se revela no comportamento e nas ações. Quando conseguimos agir com transparência, num estado de coerência cardíaca, o aluno sente, percebe, confia e se abre para aprender. Precisamos fazer diariamente este exercício de percepção do que atua no âmbito maior, sair das interpretações e julgamentos que fazemos a partir de crenças que nos limitam e enxergar novos horizontes. Este é um lindo processo de descoberta e encantamento! Vamos praticar?

 

Andréa Wolney

9 Comentários
  1. Fabiana 2 anos atrás

    Como a pedagogia quântica pode me ajudar na matemática?

    • Autor
      Andrea Wolney 2 anos atrás

      Olá Fabiana, a Pedagogia Quântica contribui para o desenvolvimento pleno, integral, facilitando assim todas as aprendizagens. Experimente!

  2. Cássia Batista 2 anos atrás

    Olá Andreia, me cadastrei para o CONAPQ, tenho acompanhado o prof. Wallace Lima e me interesso pela pedagogia quântica por atuar na área e também ser pesquisadora. Gostaria de obter referências bibliográficas para um projeto de doutorado que pretendo desenvolver utilizando esta nova visão. Sentirei muitíssimo agradecida se puder me atender. Grande abraço.

    • Autor
      Andrea Wolney 2 anos atrás

      Olá Cássia, vou te passar através do seu email ok? que bom este seu trabalho, precisamos de mais e mais pessoas semeando essa nova postura na escola! Vamos seguindo! Um Abraço!

  3. Sueli Marcia 2 anos atrás

    Interessei e queria saber mais.

    • Autor
      Andrea Wolney 2 anos atrás

      Olá Sueli Márcia, em breve teremos o Congresso Nacional de Pedagogia Quântica, lá teremos diferentes especialistas falando de uma nova maneira de estar em sala. Basta se inscrever para receber via email os comunicados do andamento do Congresso. Posteriormente teremos um curso específico de Pedagogia Quântica. Um abraço!

  4. Bernardete Panceri 2 anos atrás

    Olá gostei muito do que li sobre a Pedagogia quântica. Estou trabalhando com crianças indisciplinadas e preciso de ajuda. Me parece muito significativo o que está posto. Quero me aprofundar mais
    Bernardete Panceri

    • Autor
      Andrea Wolney 2 anos atrás

      Bem vinda Bernardete, vamos criar novas possibilidades na escola! Acompanhe as dicas que tenho dado também no canal do Pedagogia Quântica no youtube, se inscreva lá… Se precisar de algum outro esclarecimento estou a sua disposição! Um abraço!

  5. Carla 11 meses atrás

    Faz todo o sentido os textos que li. Nossa escola tem grandes problemas de indisciplina, precisamos de ajuda. Penso que aqui me encontrei. Sou orientadora educacional de uma escola pública. sou grata pela atenção. Um abraço!

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