Como estimular a autoconfiança nas crianças?

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 A autoconfiança está diretamente relacionada à capacidade de superar medos, à capacidade de experimentar o novo e à convicção a respeito das nossas próprias potencialidades. Muitas vezes quadros ansiosos estão relacionados ao medo do fracasso ou de lidar com situações que nos desafiam.

Alguns medos infantis podem parecer pequenos ou tolos demais para um adulto, mas não menospreze o sentimento da criança. Tente mudar o seu ponto de vista para enxergar a situação na perspectiva infantil. As crianças, não tem as mesmas elaborações mentais que temos, ela está em formação, em desenvolvimento, por isto precisamos auxilia-las a perceber melhor os seus sentimentos e as sensações que tem diante de uma situação desagradável. Este pode ser o grande diferencial no desenvolvimento de um adulto emocionalmente saudável ou não.

Existe uma linha tênue entre expor a criança ao medo, ou protegê-la para que não entre em contato com aquilo que lhe causa desconforto. Nenhum extremo é aconselhável.  O caminho mais eficiente é quebrar o medo em ações de enfrentamento menores até chegar ao objetivo final.

Mas como fazer com que os pequenos olhem para os seus medos e sejam capazes de encará-los? Tudo tem que partir de uma grande brincadeira. É brincando que as crianças aprendem efetivamente. Elaborações e discursos ponderados com conversas prolongadas sobre a importância de assumir o controle de uma situação, tem pouco efeito ou nenhum convencimento. É preciso começar pela experiência concreta, pelo desafio.

Brinque com pequenos obstáculos de superação de medos cotidianos. Crie um jogo, o “jogo da coragem”. Defina um desafio como por exemplo: entrar na água gelada do chuveiro e permanecer lá pelo maior tempo possível. Antes de entrar na água, no entanto, peça a criança para dar uma nota ao tamanho do seu medo que está sentindo. Essa etapa é muito importante pois ela estará percebendo melhor o seu sentimento e dimensionando-o. Depois do desafio cumprido, comemore com ela qualquer que tenha sido a sua conquista, mesmo que seja molhar apenas o pé. Incentive-o a fazer outra vez, e novamente dar a sua nota para o tamanho do seu medo. Deixe a criança perceber que esta nota vai diminuindo a cada vez que ela enfrenta a situação. Você também deve participar da brincadeira revelando suas sensações também, de forma honesta sem maquiar ou inventar coisas.

Nesta situação estamos possibilitando que a criança entre em contato com uma sensação pouco agradável, o medo. Além de identificar este sentimento estará classificando a sua intensidade e a capacidade de superá-lo.

Se quiser usar esta estratégia com alunos em sala, coloque um objeto desconhecido que cause uma sensação diferente (uma geléia molenga ou uma coisa áspera e incômoda ao toque), dentro de uma caixa surpresa onde a criança precisará tocar sem ver e faça o mesmo procedimento, é muito importante ela dimensionar o tamanho do seu medo para perceber que consegue controlá-lo.

Faça isso com outros pequenos desafios, tomando cuidado para não colocar a criança diante de situações que pareçam intransponíveis para ela, pois assim o efeito vai ser contrário, o medo pode aumentar e se cristalizar. Use o bom senso e não perca o espírito da brincadeira impondo a situação.

Deixe que a criança assuma por si mesma a sua capacidade de superação. Assim ela vai levando esta experiência para outros momentos.  Vai se empoderando e potencializando sua autoconfiança!

Use esta estratégia para você também: identifique seu maior medo, dê uma nota a ele, quebre em pedacinhos menores para o enfrentamento gradual e vá exercitando até conseguir superá-lo. Compreenderemos bem melhor os receios infantis se formos honestos o suficiente para encararmos os nossos! Assim você, seu filho e ou seu aluno estarão juntos no desenvolvimento de equilíbrio, força e confiança em si mesmos!

 

 

 

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