As 3 Dimensões Essenciais da Pedagogia Quântica

quebra cabeça

 Somos seres integrais. Tudo acontece ao mesmo tempo e tudo junto. No entanto para podemos entender melhor como funciona o ser humano, criamos categorias para definir diferentes aspectos: social, intelectual, emocional, físico, espiritual… Na verdade se observarmos bem não sabemos identificar onde inicia um e termina o outro pois estão completamente articulados.

A Pedagogia Quântica estabelece três dimensões para direcionar suas ações didáticas e estimular todo potencial do aluno. São elas, dimensão individual, social e prática. Vamos entender um pouco melhor o objetivo de cada uma bem como as estratégias e bases teóricas que as sustentam.

DIMENSÃO INDIVIDUAL: Aqui são propostas atividades que estimulam a interiorização e a percepção corporal. O conhecer-se a si mesmo. O mergulho interno na essência do ser. É possível fazer isto em sala de aula? Sim, para isso temos a contribuição de práticas culturais milenarmente conhecidas e hoje respaldadas pela ciência como a meditação, técnicas respiratórias e de relaxamento, posturas da prática de yoga, movimentos corporais coordenados do Taichi entre outras. Reservar pequenos intervalos na aula para explorar essas possibilidades diariamente é essencial no estabelecimento do autocontrole, inibição de impulsos, percepção do corpo, dos pensamentos e sentimentos. Só posso gerenciar um equipamento se o conheço bem, só entendo melhor de mim se posso me perceber integralmente.

DIMENSÃO COLETIVA: Nesta dimensão pensamos nas relações interpessoais. Qual é o papel que ocupo no ambiente que estou inserido? Como são constituídas essas relações? A contribuição teórica neste eixo vem da Pedagogia Sistêmica, das leis do amor definidas por Berth Hellinger: a ordem, o pertencimento e o equilíbrio. Olhar para os vínculos que atuam no sistema familiar e educacional com muito respeito a estas leis, faz com que o aluno se relacione melhor na sala se torne mais motivado e aberto para aprender.

DIMENSÃO PRÁTICA: Aqui vamos conduzir a criança para a ação! Estimular as funções executivas responsáveis pelo planejamento, antecipação, tomada de decisões, etc. Contamos com as dicas e estratégias das neurociências, do coaching e Programação Neurolinguística PNL para crianças. Estimular a criatividade, a capacidade imaginativa estimulando a construção de memórias positivas que levam a criança a confiar nas sua potencialidade agindo assim com mais autonomia e consciência.

Atualmente deixamos essas aprendizagens para a vida adulta. Quando passamos por situações difíceis vamos buscar o autoconhecimento, a interiorização, o empoderamento pessoal para superar a dor… A Pedagogia Quântica é uma ação preventiva que estimula essas competências desde muito cedo evitando desta forma o estabelecimento de transtornos, dificuldades comportamentais, de atenção e baixa autoestima. Vamos cuidar daquilo que é essencial!!

Andréa Wolney

 

 

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Todos os direitos reservados para Pedagogia Quântica.

Desenvolvido por BSB Connect.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?